5 motivos para incluir a musculação em sua rotina de treinos

1. Eficiência: Sabe aquele velho mito de que a musculação vai fazer você ficar mais lento e mais pesado? Esqueça isso. Hoje já é mais do que comprovado que um bom programa de fortalecimento vai fazer você nadar, pedalar e correr mais rápido, mais longe e com muito mais eficiência. E o melhor de tudo é apenas 20 minutos do seu dia, 2 ou 3 vezes na semana, já podem fazer grande diferença.

2. Menos lesões: Incluindo um programa de fortalecimento na seu programa de treino você consegue diminuir drasticamente o risco de lesões, principalmente aquelas relacionadas a ombro,  joelho, quadril e tornozelo, provocadas por esforço repetitivo. Além de trabalhar toda a musculatura e as articulações de forma equilibrada, você fortalece partes do seu corpo que não utiliza no swim/bike/run, ganhando assim um tônus muscular mais bonito e um corpo muito mais saudável.

3. Perda de gordura corporal: O triathlon é excelente para queimar gordura e reduzir peso. E, se associado a um programa de musculação então, os benefícios serão muito maiores. Isso porque estes exercícios vão aumentar sua massa magra e consequentemente acelerar seu metabolismo, ajudando-o a queimar mais calorias e diminuir seu percentual de gordura. E o resultado disso para seu esporte? Quanto mais leve, mais rápido.

4. Velocidade: Quer ganhar velocidade e melhorar seu pace sem depender apenas daqueles treinos específicos, por exemplo, de corrida, como intervalados, fracionados e ritmos? Inclua na sua rotina de treino um bom programa de fortalecimento. Além de melhorar sua forma física em geral, em muito pouco tempo você vai sentir grande diferença e pode até por que não comemorar novas marcas pessoais e recordes. E isso em qualquer distância. De 5k a 42k.

5. Resistência e força: Suportar bem aqueles treinos mais longos e com altimetria diferenciada, cheio de subidas e descidas, que exigem força e resistência, não será mais problema para você. Afinal, você terá força nas pernas para aguentar qualquer tipo de trajeto e ainda pode ser dar bem naquele finalzinho de corrida/pedal ou treino em que necessita daquela força extra para terminar em grande estilo com sprint final.

Redação

press@trisportmagazine.com