30º Triathlon do Exército será a Grande Final da Copa Brasil de Sprint Triathlon

A Grande Final da Copa Brasil de Sprint Triathlon, prevista para acontecer no dia 23 de agosto em Vila Velha (ES), será a 30ª edição do Triathlon do Exército, prova mais antiga da América do Sul.

O Triathlon do Exército foi idealizado pelo coronel Luiz Edmundo Pinto de Souza e Mello na ocasião comandante do 38º Batalhão de Infantaria, localizado na Prainha de Vila Velha. Nos primeiros anos a prova ocorria dentro do 38º BI e no asfalto em Vila Velha. A natação era na Baía de Vitória, depois tomada pela poluição.

A prova reuniu ao longo de sua história os melhores atletas do país e teve duelos emocionantes tais como, dentre outros: Oscar Galindez/Leandro Macedo, Mariana Ohata/Sandra Soldan, Juraci Moreira/Leandro Macedo, Luiz Catta Pretta/Armando Barcelos/Leonardo Casadio/ Marcus Ornellas/Antônio Manssur, Alexandre Manzan/Leandro Macedo, Carla Moreno/Mariana Ohata/Sanda Soldan, Márcia Ferreira/Sandra Soldan/Ana Boccanera.

Atletas de várias partes do mundo já competiram na prova que já somou pontos para o Ranking Olímpico.

Dentre os capixabas, antes do aparecimento de Pâmella Oliveira, Adriana Aguieiras subiu no mais alto degrau do pódio nos anos de 1991 e 1992. Antes venceu Margareth Altoé.

Em 1993, Fernanda Keller chegou avassaladora e conquistou o primeiro lugar. Depois venceu mais duas edições. Mas dentre as mulheres a que teve performance mais marcante foi Sandra Soldan, pentacampeã, sem cerimônia.

Dentre os homens capixabas destacam-se, dentre outros, Robson Wethler e Fábio de Biase, pioneiros e vencedores do Triathlon do Exército e Walmir Zanotti que disputou a totalidade das edições.

Pâmella Oliveira é a maior campeã da história dentre os capixabas, com quatro títulos consecutivos. Em 2009, 2010, 2011 e 2012. No ano passado Pâmella foi prejudicada pela presença de um banhista na pista de competição e acabou sofrendo acidente, terminando a prova em 12º lugar.

Os grandes campeões foram Luisa Baptista e Reinaldo Colucci, ambos SESI/SP.

Fonte: CBTRI

Deixe seu comentário

comentários

Redação

redacao@golonger.com.br

error: copyright Trisport